
1 xícara de fubá
Outra opção é jogar alguns pedaços (uns cinco, grandes) de goiabada cascão no bolo. Fica uma delícia!
Use medidas padronizadas: 1 xícara de 240 ml
Use medidas padronizadas: 1 xícara de 240 ml
Pimentões agridoces ao forno
1,3 kg de pimentões de três cores (verde, vermelho e amarelo)
1/2 xícara de uvas passas pretas
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de azeite
1/4 xícara de vinagre
1/2 colher (sopa) de açúcar
1,5 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de pimenta vermelha seca (em flocos - usei da pimenta coreana para Kimchi, mas pode ser calabresa, em menor quantidade)
1/2 colher (sopa) de orégano seco
Pique os pimentões em tirinhas finas e coloque-os numa tigela com os temperos. Misture bem e espalhe tudo sobre uma forma grande. Deixe no forno médio por cerca de 2 horas ou até que os pimentões fiquem bem macios. De vez em quando abra o forno e mexa com delicadeza. É só deixar esfriar e guardar na geladeira por até uma semana. Ou levar ao piquenique para comer com pão.
Rendimento: não sei, não pesei nem medi, mas sei que, no piquenique, todo mundo provou.
Salada de trigo com amendoim
3 xícaras de trigo cozido
O dia não poderia começar melhor. Um sol lindo de rachar mamona, calor pra usar bermudas e chinelos e tomar vinho gelado. Acomodamo-nos sob as sombras das árvores e fomos desenrolando toalhas, armando cadeiras, desamarrando panos para expor comidas quentinhas. Os piquiniqueiros de sempre, sempre lá. E os flutuantes representam a surpresa necessária para nos alegrarmos quando eles conseguem ir -"eba, olhe lá, a Chus e o Sérgio vieram!".
Se no piquenique passado a reinação das crianças foi a invasão dos reinos das figueiras, desta vez a farra ficou por conta de um xixizódromo improvisado com cortinas de pano para as meninas - com latinha esvaziada de seu conteúdo ureico misturado a água aos pés de árvores diferentes servindo-lhes de adubo natural. Toda praça deveria ter banheiro e fim de papo. Sorte que moramos perto. Mas e se não morássemos? E, claro, teve também a turminha da fogueira - quando conseguimos fazer pegar fogo nos gravetos pingos grossos começaram a afundar na areia. Todos correndo para desmontar o cenário, crianças debaixo de toalhas, mães protegendo os filhos sob suas asas, tapando-lhes as cabeças com esteiras, guarda-chuvas e perna pra quem tem que o piquenique acabou. Bem, espero dar conta de publicar as receitas dos pratos que apareceram por lá e ainda algumas do piquenique de novembro.
Rende: cerca de 10 porções
A Adriana levou o bolo na própria forma de alumínio velhinha, daqueles utensílios que parecem saber de cor a receita do bolo que contém. No final do piquenique, quando a forma foi retirada da toalha, algumas mãos a acompanharam para salvar um último pedaço. Conclusão, não sobrou nada para a família comer no café da manhã de segunda. Mas quem fala do bolo e dá a receita é a própria Adriana, que também publicou no seu blog Varal de Texto.
1 colher (sopa) de fermento biológico seco - ou 1 envelopinho
Veronika é daquelas que, como eu, quando está atolada de trabalho vai à cozinha dar um respiro enquanto cozinha. E o resultado de uma destas respiradas de alívio são estes suspiros deliciosos, em perfeita crocância, que ela levou ao penúltimo piquenique e que no entanto não tive tempo de postar. Mas aqui está, antes tarde que nunca, antes que nos atropelem as receitas deste último encontro, que eram tantas. E os suspiros, tão raros, tão poucos. Não sobraram para contar a história ou a receita. Quem conta é a própria autora.
Suspiros. Por Veronika Paulics Foi só um suspiro, mesmo... já estamos até o pescoço de papeis e tomadas de decisão.
A receita do Guacamole, da Fabiana Jardim, está aqui.