Páginas

11 de novembro de 2010

Bolo de coco fofinho

A Adriana levou o bolo na própria forma de alumínio velhinha, daqueles utensílios que parecem saber de cor a receita do bolo que contém. No final do piquenique, quando a forma foi retirada da toalha, algumas mãos a acompanharam para salvar um último pedaço. Conclusão, não sobrou nada para a família comer no café da manhã de segunda. Mas quem fala do bolo e dá a receita é a própria Adriana, que também publicou no seu blog
Varal de Texto.
Esse era meu segundo bolo preferido da infância. Perdia apenas (é claro!) para o bolo de chocolate, imbatível. Lembro bem do cheirinho de coco pela casa toda, quando o bolo ainda estava assando. E da ansiedade que tínhamos para cortar o primeiro pedaço e devorá-lo, ainda quentinho, tomando cuidado para não queimar a língua com a cobertura. Na fase adulta, inseri essa receita na lista das "comidas que engordam", porque inclui leite condensado nos ingredientes. Reservo, portanto, para ocasiões mais coletivas, para que cada um coma um pouco, sem exagerar. Aprendi a fazer o bolo ainda criança, quando não tinha batedeira em casa. Hoje, recorro ao eletrodoméstico, para acelerar o processo. Vamos à receita:
Bolo de coco. De Adriana Reis
4 ovos
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
2 xícaras de açúcar branco
100 ml de leite de coco
100 ml de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Cobertura: 1 lata de leite condensado, 100 ml de leite de coco e coco ralado para polvilhar
Separe claras das gemas. Bata as gemas com a margarina até ficar um creme uniforme e esbranquiçado. Acrescente o açúcar e misture bem. Em seguida, coloque o leite e o leite de coco e mexa com cuidado, porque a massa ficará mais líquida. Depois, é a vez da farinha de trigo. Uma xícara por vez, até tornar tudo bem homogêneo. Bata as claras em neve e acrescente à massa, com delicadeza. Por fim, junte o fermento em pó. Asse numa assadeira untada e polvilhda, em forno médio, por uns 25 minutos ou até que a superfície fique levemente dourada.
Enquanto isso, prepare a cobertura: leve ao fogo o leite condensado com o leite de coco até engrossar. Corte o bolo em quadradinhos e jogue o creme. Conclua salpicando o coco ralado.

5 comentários:

  1. Oi meninas,
    Esse bolo de coco anda me tentando...rs
    Hj conheci a Camila da Revista Nestlé com Vc e ela comentou sobre o piquenique. Adoro acompanhar essas tardes gostosas de vcs...Muito bacana! Beijos!!!
    Pérola
    @penacozinha
    www.penacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse bolo fica fofinho mesmo meu marido adorou.

    ResponderExcluir
  3. ótimo esse bolo,só não consegui deixar molhadinho como o da foto.

    ResponderExcluir
  4. tou fazendo agora, tomara que fique maravilhoso!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika