Páginas

15 de julho de 2010

Bolo de milho verde de Paulo Weidebach

Paulo descobriu pelo blog que era vizinho de grito da Chus. Foi logo se convidando para o piquenique seguinte, que aconteceu 4 de julho. "Oi, Neide. Sou seu leitor contumaz e descobri, no seu blog, que a Chus é minha vizinha de quarteirão! É muita liberdade pedir para sermos convidados para ir ao próximo piquenique? Eu, Kelly e a Clara (7 anos)." Claro, respondi. E no domingo ensolarado lá estava a família feliz com a graça da Clarinha, três bons litros de chá de hortelã e o bolo de milho sabendo à pamonha recheada e assada em forno de lenha - prontamente devorado como se estivéssemos à beira de um milharal. Que venham sempre! À receita, pois:
Bolo de milho verde. Por Paulo Weidebach
4 espigas de milho grandes raladas
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
4 ovos
Cubinhos de queijo meia-cura a gosto
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem. Unte com manteiga uma forma, polvilhe com farinha de trigo e coloque a massa. Leve ao forno médio pré-aquecido e deixe assar até ficar com a superfície dourada.
Rende: uns 20 pedaços

6 comentários:

  1. Hmmmm... Essa semana veio milho, acho que vou testar a receita do Paulo. O bolo estava tão, tão gostoso! (e essa foto dá uma fome danada!).

    ResponderExcluir
  2. Gente, sou de Goiânia, quando leio as postagens do "Come-se" e agora essa delícia do "Piperca" tenho vontade de correr para conhecê-los em São Paulo... Obrigada pelas receitas, poesias, ideias e generosidade!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Fiz bolo ontem, não ficou nem de longe essa lindeza. Há alguma recomendação para o milho (deve ser mais para durinho?)e o tempo de forno? Deixei mais ou menos 40 minutos no forno quente. Meu bolo ficou parecendo um soufle ou pudim, sei lá. Ah, o queijo meia cura não derreteu, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, encaminhei sua dúvida para o Paulo, autor da receita, mas já atrevo aqui meus palpites: milho para ralar é sempre mais pra maduro (quando tem mais amido), que pra verde - mais aguado. Imagino que o queijo em cubinhos se mantenha assim mesmo depois de assado. O tempo pode variar de acordo com o forno - tem que esperar a massa ficar firme e a consistência, dourada. Mas vamos esperar resposta do Paulo pra confirmar ou não.
    Um abraço, N

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika