Páginas

12 de julho de 2010

Compota de laranjinha kinkan



Mais uma receita da Chus, que faz sucesso no piquenique. Ela já levou a dois piqueniques e a sobra no vidro é disputada. Da primeira vez, eu levei pra casa e o Marcos devorou nos dias seguintes, com pão caseiro. Neste último encontro a sortuda foi a Fabiana. Feita com as laranjinhas do quintal campineiro da Marina, filha da Chus, imagino que além de ser um ótimo item para piqueniques a geleia possa ser diluída, em casa, com um pouco de suco de laranja e virar uma calda para servir sobre bolos e pudins. Mas, vamos ao texto da própria Chus, que explica a criação, a partir de outra receita, modificando quase nada ...
"Esta receita adaptei do livro Pequenos almoços, da coleção Cordão Bleu. Mas eles colocam a mesma quantidade de açúcar que de laranja e eu acho que não dá certo. Também mandam colocar gim e eu coloco conhaque; a quantidade de água que eles mandam colocar eu também modifiquei. Os tempos deles eu não me ajeitei muito bem, então modifiquei mais um pouco. Bom, vamos lá!"
Compota de laranjinha kinkan - por Maria Carbajal (Chus)
1 Kg de laranjinhas kinkan
700 g de açúcar
1 dose de conhaque (1 copinho desses que usa pra tomar cachaça, não muito cheio)
½ litro de água
Tem que lavar bem as laranjinhas, depois precisa cortar em fatias bem fininhas. Eu não tiro os caroços, mas quem não gostar pode tirar, reservar e depois amarrar num paninho e colocar dentro da panela (no fim pode jogar fora), porque eles dão um gostinho; por outro lado eu acho que os coitadinhos dos caroços nunca fizeram mal pra ninguém e ficam legais na geléia. As laranjinhas tem que ser cortadas sobre uma superfície (uma tábua ou coisa assim) que permita aproveitar o suco. Uma vez cortadas, colocar as fatias numa tigela desta forma: uma camada de laranja, uma camada de açúcar e assim até terminar. Cobrir com um pano e deixar descansar até o dia seguinte. No outro dia, a laranja deve ter soltado bastante suco e o açúcar deve estar quase transparente e cheiroso. Colocar a mistura de laranja e açúcar numa panela, colocar a água e mexer com carinho (pode não colocar toda a água de uma vez e deixar um pouco pra colocar mais no fim). Colocar no fogo baixo, tem que ir mexendo pra não grudar. Quando começar a ferver, aumentar um pouco o fogo e vai deixando engrossar (pouco mais de meia hora). Durante esse tempo é melhor não mexer muito, só um pouquinho em caso de necessidade. Quando estiver quase no ponto, tirar do fogo e colocar o conhaque, mexer um pouco e voltar pro fogo até dar o ponto (o ponto é o ponto de geléia mesmo, aquele que faz fiozinho entre os dedos, ou que quando coloca um pouquinho num pires gelado não espalha muito e forma uma película que fica enrugada quando se empurra com o dedo). Quem não estiver segura, é só deixar esfriar e verificar como está, se não estiver no ponto que a pessoa gosta é só levar mais um pouco ao fogo. Não é muito ortodoxo, mas a geléia também fica boa. Depois de ter dado o ponto, deixar esfriar e colocar nos vidros. Eu guardo na geladeira, dura 2 meses. Mas também pode fazer conserva. Chus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika