Páginas

20 de agosto de 2010

Rácsos linzer


O bom dos nossos piqueniques é que de vez em quando alguém traz algumas delícias de que nunca tinha ouvido falar, como esta torta húngara coberta com tiras de massa fazendo quadrados. Pelo menos o nome não sabia que era este. Há quem a chame de torta alemã. Mas como o que importa é que é deliciosa; deixemos a briga de paternidade aos interessados. O fato é que cai bem aos piqueniques.
Pra variar, a Veronika fez algumas modificações na receita original, em húngaro, e trocou as amêndoas por castanja de caju, parte da geleia de damasco por geleia de tamarindo (aprovadíssimo), entre outras veronices. Vamos, então, direto à receita dela, que deu muito certo. E, aqui, nem me meto, deixo a palavra com ela:
Rácsos linzer. Por Veronika Paulics
"como eu fiz: misturei 350 gramas de farinha de trigo com 240 gramas de açúcar, 240 gramas de manteiga em ponto pomada, 240 gramas de castanha de caju sem sal moída, 2 ovos inteiros e uma gema. esqueci a pitada de canela, que demorei para descobrir o que era (a receita original estava em húngaro) e coloquei leite até dar liga (menos que 10 ml). misturei e amassei e trabalhei a massa. dividi em duas partes, abri uma metade na assadeira, coloquei geleia de damasco numa parte, geleia de laranja em outra e tamarindo na terceira parte. fiz cobrinhas com a segunda metade da massa e gradeei a camada de geleia. passei gema na massa, pus no forno médio para quente e deixei muito tempo, uns 40 minutos. até que soltou da beirada."

2 comentários:

  1. Que legal,fazer piquinique é de fato maravilhoso!
    dois que não me esqueço,o aniversário de minha filha9 anos ,juntamos as amiguinhas e amiguinhos,enchi o carro de crianças e coisas gostosas,frutas,tipo melancia,e na beira do Rio Preto festejamos com direito a banho de rio.,no outro eu fazia aniversário juntei tambem as amigas mais intimas e levamos um almoço gostoso para a beira do rio almoçamos sentada na grama o almoço na toalha e caras de crianças,e eu fazia 55 anos. Um abraço e muitos piquiniques felizes!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo (como é seu nome?)
    Nossa, um rio perto de casa era tudo o que gostaríamos de ter. Parabéns! Quando fizer outro, mande fotos.
    Um beijo, N

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika