Páginas

17 de agosto de 2010

Pão de nozes com uvas passas


Começo pelo meu pão a registrar as receitas do piquenique gelado de agosto. Só porque é mais fácil e tenho ainda frescas as medidas na cabeça.
Pão de nozes com passas
1 envelope de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de água morna (720 ml)
350 g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
Cerca de 950 g de farinha de trigo branca
150 g de uvas passas sem sementes umedecidas com 1/4 de xícara de água por 10 minutos e bem espremidas
250 g de nozes trituradas grosseiramente

1/4 de xícara de manteiga em ponto de pomada
Numa bacia dissolva o fermento e o açúcar com um pouco da água morna. Junte o resto da água, a farinha de trigo integral, o sal e o ovo. Misture bem com uma colher de pau. Acrescente a farinha branca, aos poucos, primeiro mexendo com a colher e depois, sovando bem com as mãos, até formar uma massa macia. Junte, então, as uvas passas, as nozes e a manteiga e misture bem para incorporá-los à massa. Se for preciso, junte mais farinha de trigo, até formar uma massa que se solte das mãos. Você pode fazer tudo isto numa bacia grande ou numa superfície enfarinhada. Cubra a massa com plástico e deixe crescer, até dobrar de volume. Divida a massa em 4 partes, molde os pães compridos ou em forma de bola. Coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada. Cubra com pano e deixe crescer novamente (dentro do forno, por exemplo). Antes de assar, polvilhe farinha de trigo na superfície e faça cortes com uma faca bem afiada (ou estilete, bisturi). Leve para assar em forno bem quente, pré-aquecido, por 10 minutos. Diminua para a temperatura mais baixa (em fogões domésticos - ou por volta de 150 graus em forno elétrico) e deixe assar por mais 50 minutos. Devem estar dourados. Tire da assadeira, embale em sacos de pano ou papel e leve ao piquenique.
Rende 4 pães
Nota: se quiser guardar, deixe esfriar numa grade ou apenas coloque-os apoiados na borda da assadeira, para que o fundo dos pães não fique suado. Depois é só embalar e consumir em 3 dias (ou, para mais tempo, deixe-os na geladeira ou congele).
Um pão de nozes com aveia, germe e farelo de trigo já dei no Come-se. Veja aqui.

8 comentários:

  1. ok... registrei a receita! agora rezar pro meu pão tb. sair lindo como esse :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Neide.... ja estava doido procurando onde iria a manteiga... mas ja achei!!
    Vou fazer nesse fim de semana... gosto muito dessa linha de pães integrais saborizados... fazem com que as crianças tenham mais interesse por eles!

    Abraços Fêssora!

    ResponderExcluir
  4. Já fiz quase todas as receitas de pães postadas nesse Blog, inclusive aquele com fermento feito em casa. Não sobrou nem pros cachorros rsrs. Garanto que esse deve seguir a mesma linha. Beijão Neide. Vou fazer o pão e a manteiga, claro. Eliana Berto.

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai, já fiz alguns pães da Neide e amei! Esse não será exceção, tenho certeza! Ficou tão lindo! Já vou testar! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. posso fazer na maquina de pão?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika