Já mostrei esta receita no Come-se, da própria Veronika - veja lá. Mas, como ninguém clica linque e como a iguaria apareceu no último piquenique, deixo registrada a receita também no Piperca, já que é tipo de preparo que funciona bem para café da manhã, almoço, jantar. Com suco, café-com-leite ou vinho. A Veronika diz que faz sempre a olho, como eu também faria, mas consegui arrancar dela a fórmula aproximada.
Antepasto de coração de banana no vapor do alfavacão. Receita de Veronika Paulics
1 coração de banana (o botão que fica no fim do cacho, que deve ser tirado quando as bananas ainda estão verdes)
2 colheres (sopa) de suco de limão diluidos em 1 litro de água
1/2 colher (sobremesa) de sal misturado com 1 litro de água
Cerca de 20 folhas de alfavacão (se não tiver, use manjericão de folhas grandes)
1/2 xícara de nozes picadas6 azeitonas verdes picadas1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre
Azeite e sal a gosto De preferência, usando luvas, corte com uma faca afiada as folhas do coração em tirinhas bem finas, deixando de molho em água com o suco de limão antes e depois de picar (só enquanto trabalha com o ingrediente). Em uma panela com água e sal já quente ferva as tirinhas escorridas por 5 minutos. Enquanto isso, faça com as folhas de alfavacão uma caminha no fundo de um recipiente de vidro - que possa ir à mesa. Coe as tirinhas de coração e jogue-as ainda quente sobre as folhas, para que fiquem impregnadas com o vapor aromático. Junte as nozes, azeitonas, pimenta, salsinha, vinagre, azeite e sal. Sem mexer, tampe a vasilha e deixe em repouso até esfriar completamente. Só então misture os ingredientes sem desmanchar a cama de ervas. Prove o sal e corrija, se necessário. E junte mais azeite se quiser conservar na geladeira por mais alguns dias. Sirva com pão ou para temperar e complementar salada de folhas verdes.
Fabiana! Fui pesquisar sobre a salada de coração de bananeira e a primeira coisa que me apareceu foi delicioso blog de seus pic-nics!
ResponderExcluirComi a salada num quilombo em Ubatuba e pedi a receita lá mesmo. Estou fazendo pela primeira vez... vamos ver se acerto! Beijo,
Paula