Páginas

23 de agosto de 2010

Geleia de laranja seleta

Tive a sorte de levar a geleia pra casa e comer no outro dia com o pão de nozes que sobrou do piquenique. Mas, não vou me estender, não. Fala aqui o próprio Daniel Brazil, que usou laranjas do seu quintal. Um luxo:
Um dos segredos de uma boa geleia de laranja é escolher uma variedade de casca grossa, com bastante acidez. Laranja-lima, aquela docinha, não funciona. Seleta ou bahia (laranja-de-umbigo) são as mais recomendadas. No interior do Brasil é comum deixar as laranjas de molho, por alguns dias. Ou seja: Pegue as laranjas e deixe dentro de um balde com água, trocando a cada 12 horas. Se puser uma colher de bicarbonato de sódio, acelera o processo. Dois dias foram suficientes para esta receita, sem bicarbonato. Mas ficou amarguinha do jeito que eu gosto.
A partir daí, há várias maneiras de fazer. A que levei ao piquenique foi assim
:

Foto: Daniel Brazil. Roubei do blog dele, deste post
Geleia de Laranja seleta. Por Daniel Brazil
20 laranjas, descascadas e sem caroços.
1 xícara de cascas limpas
4 xícaras de açúcar
Suco de um limão siciliano
Alguns cravos (não exagere!)
Após descascar as laranjas, descarte as partes escuras e manchadas das cascas. Corte as cascas em fatias fininhas (uma xícara) e jogue na água fervente. Deixe por cinco minutos. Coe e repita o processo por três vezes, trocando a água. Limpe bem as laranjas, tirando o talo central e o excesso de entrecasca (aquela parte branca). Corte em pedaços e jogue na panela, com um pouco de água. Espere ferver e coloque o açúcar, mexendo com uma colher de pau. Coloque os cravos e o suco de limão e continue mexendo de vez em quando, até sentir o ponto de geléia (demora uns 40 minutos, pelo menos). Pegue uma colherada e deixe esfriar num pires, para ter certeza do ponto desejado (ao esfriar, deve formar ondas quando empura com o dedo).
Misture as cascas cozidas, mexa bem, deixe ferver e coloque em potes de vidro esterilizados. Com a prática, você vai chegar ao seu ponto, mais ou menos amarguinho. Sem conservantes, dura uns três meses na geladeira
.

7 comentários:

  1. Esqueci de dizer que se forem laranjas-bahia, que são maiores, podem ser doze ou quinze. É meio no olhômetro e na prova dos nove: o paladar.

    ResponderExcluir
  2. Genial!! Amei essa geleia e a companhia... Meu Deus Geleia não tem mais acento. Me senti da época da "philosophia"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Nos fez lembrar os tempos maravilhosos da infância, quando nossa avó fazia doces em compotas e geléias saborosas para o lanche.
    Tomei a liberdade de copiar sua receita, indicando a fonte, é claro, em nosso site (www.mixfeira.com.br). Espero que não se importe.
    Caso deseje contactar-nos, por favor, envie email para mixfeira@mixfeira.com.br
    Abraços e muito, muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Mixfeira,
    imagino que o Daniel não se importe - de qualquer forma, encaminhei o comentário para ele. Obrigada por avisar.
    Um abraço, N

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz por ver essas delícias simples se multiplicarem por aí. Sem rótulos, sem conservantes, mas com muito amor pelas coisas da terra!
    A dica pra saber o ponto desejado é da Neide, claro!

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel e Neide!
    voltei para agradecer a permissão de colocar a receita em nosso site e acabei me encantando com a idéia do Piquenique perto de casa... Acho que vou copiar a idéia aqui para o Rio e, quem sabe, voltem à moda as delícias que nossas avós faziam e que as donas de casa cosmopolitas não têm mais tempo de fazer ? Amei a idéia do Blog. Parabéns e muitos piqueniques felizes pra todos vocês!

    Cláudia Costa

    www.mixfeira.com.br

    ResponderExcluir
  7. Claudia, ótimo assim. Esta é nosso desejo mesmo. Que a ideia seja copiada em todos os lugares onde ainda há gente com vontade de se encontrar, de cozinhar e aproveitar as áreas verdes. Boa sorte! Um abraço, N

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika