Páginas

27 de agosto de 2010

Antepasto de coração de banana

Já mostrei esta receita no Come-se, da própria Veronika - veja lá. Mas, como ninguém clica linque e como a iguaria apareceu no último piquenique, deixo registrada a receita também no Piperca, já que é tipo de preparo que funciona bem para café da manhã, almoço, jantar. Com suco, café-com-leite ou vinho. A Veronika diz que faz sempre a olho, como eu também faria, mas consegui arrancar dela a fórmula aproximada.


Antepasto de coração de banana no vapor do alfavacão. Receita de Veronika Paulics
1 coração de banana (o botão que fica no fim do cacho, que deve ser tirado quando as bananas ainda estão verdes)
2 colheres (sopa) de suco de limão diluidos em 1 litro de água
1/2 colher (sobremesa) de sal misturado com 1 litro de água
Cerca de 20 folhas de alfavacão (se não tiver, use manjericão de folhas grandes)
1/2 xícara de nozes picadas6 azeitonas verdes picadas1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre
Azeite e sal a gosto
De preferência, usando luvas, corte com uma faca afiada as folhas do coração em tirinhas bem finas, deixando de molho em água com o suco de limão antes e depois de picar (só enquanto trabalha com o ingrediente). Em uma panela com água e sal já quente ferva as tirinhas escorridas por 5 minutos. Enquanto isso, faça com as folhas de alfavacão uma caminha no fundo de um recipiente de vidro - que possa ir à mesa. Coe as tirinhas de coração e jogue-as ainda quente sobre as folhas, para que fiquem impregnadas com o vapor aromático. Junte as nozes, azeitonas, pimenta, salsinha, vinagre, azeite e sal. Sem mexer, tampe a vasilha e deixe em repouso até esfriar completamente. Só então misture os ingredientes sem desmanchar a cama de ervas. Prove o sal e corrija, se necessário. E junte mais azeite se quiser conservar na geladeira por mais alguns dias. Sirva com pão ou para temperar e complementar salada de folhas verdes.

Um comentário:

  1. Fabiana! Fui pesquisar sobre a salada de coração de bananeira e a primeira coisa que me apareceu foi delicioso blog de seus pic-nics!
    Comi a salada num quilombo em Ubatuba e pedi a receita lá mesmo. Estou fazendo pela primeira vez... vamos ver se acerto! Beijo,
    Paula

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika