Páginas

9 de julho de 2010



Os bolos da Fabiana sempre fazem sucesso nos piqueniques e este, então, foi unanimidade. Uma crostinha mais dourada no fundo fazia lembrar aqueles bolos assados na lenha. Tem uma textura apudinzada e cremosa e que se mantém úmida - que o torna ideal pra ser feito um dia antes do piquenique sem o risco de ressecar. E ainda tem o contraste com o crocante das nozes. Vale a pena provar.
O legal também é que este bolo rende uma forma grandona ou umas duas ou três pequenas, de modo que você pode embrulhar pedaços grandes e congelar, pra ir liberando no lanche das crianças aos poucos. Ou já congele embrulhado individualmente.

Bolo de abóbora - De Fabiana Jardim, aprendida com a amiga Eliane Muniz

3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
1 xícara de nozes ou castanha do pará moída
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 colheres (chá) de canela
3 xícaras (mais ou menos 1 kg) de abóbora seca cozida e espremida
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
4 ovos
2 xícaras de uva passa

Numa tigela junte a farinha, o açúcar, as nozes ou castanhas, o sal, o bicarbonato, o fermento e a canela. Reserve. No liquidificador, bata a abóbora, o óleo, a água, o ovo e metade da uva passa. Misture com os ingredientes secos e junte a uva passa restante. Misture bem até se transformar em uma massa homogênea. Despeje em formas untadas, leve ao forno pré-aquecido médio e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até ficar com a superfície dourada.
Rende: uns 45 pedaços

Nota: você pode bater as duas xícaras de uva passa com a abóbora, como pede a receita original; deixar as duas xícaras para juntar sem bater; ou optar pelo meio termo, como está aqui.

4 comentários:

  1. Neide, suas fotos - tão cuidadas e amorosas - dão uma fome... ainda bem que tem mais uns pedacinhos desse bolo ainda guardados na geladeira :-)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gente... esse bolo... é maravilhoso!!!!!

    Eu fiz e amei! Muito delicioso!

    Só fiz uma pequenas modificações, coloquei 1 1/2 xíc. de açúcar refinado + 1 xíc. de açúcar mascavo, e ainda, 1 pitada de noz moscada, 1 pitada de cravo e 1/2 c. chá de gengibre em pó.

    Esse bolo quentinho com um café ou chá, nesse domingo de frio e chuva que faz em Porto Alegre... Torna o dia bem mais feliz, com certeza!!!!!

    Obrigada pela receita!

    Abçs,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Ingrid, que bom saber que o bolo alegrou um domingo chuvoso por aí!

    E eu fiquei curiosa para provar suas modificações, em especial a do cravo e do gengibre (depois que você falou, me lembrei que sempre acabo mesmo colocando um pouquinho de noz moscada!).

    Uma dica que a Eliane me deu é a de diminuir um pouco a quantidade de ovos pois, segundo ela, o bolo já é bem úmido e a gente aqui, com nossa herança portuguesa, é que tem mania de exagerar nos ovos... Acho que no dia do piquenique coloquei só 3.

    Abraços,

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Fabiana,

    o bolo ficou ainda mais gostoso hoje! heheh

    Os sabores se acentuaram,tanto da abóbora como das especiarias e do açúcar mascavo.

    Da próxima vez (com certeza vou repeti-lo) vou usar um ovo a menos. Notei que o meu bolo ficou mais compacto que o teu (na foto acima dá pra perceber que ficou úmido mas com uns buraquinhos).

    Novamente, obrigada pela receita!

    Abçs,
    Ingrid

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika