Páginas

7 de julho de 2010

Frango com farofa na marmita

Este conjunto de marmitas veio da casa da minha sogra e sempre o deixei em lugar de destaque na cozinha, areando de vez em quando. Não tinha tampa nem utilidade além do efeito nostalgia.
Mas neste último domingo descobri uma tampa de panela que bem se ajustou, segura com elástico, e descobri também uma serventia - levar comidas para o piquenique. Um bolo de fubá que levei foi assado na própria marmita - logo dou a receita aqui.
Por enquanto, deixo a receita do frango com farofa que ocupou duas das marmitas. Para mim, frango com farofa é comida de infância, que levávamos de lanche para comer no ônibus na longa viagem ao Paraná. Mal o ônibus punha os pneus na estrada, a criançada já tinha fome de abrir o farnel. E o cheirão da comida de farofeiros atiçava as invejas...
Quem quiser hoje ter um conjunto destas marmitas deve procurar lojas populares de artigos para cozinha, como as da Lapa, Santo Amaro e rua Paula Souza (é claro que você não vai encontrar na Rauls, Spicy ou Camicado)

Frango com farofa
1 kg de coxinhas de asa (de frango) ou pedaços variados
2 colheres (chá) de sal ou a gosto
Pimenta-do-reino triturada na hora a gosto
3 dentes de allho socados
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
2 colheres (chá) de colorau
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite
3 xícaras de água quente
2 xícaras de milho fresco cozido em água levemente salgada
2 cebolas picadas
1/3 de xícara de azeitonas picadas
3 ovos cozidos e picados
3 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Um dia antes do piquenique tempere as coxinhas com uma pasta feita de sal, alho, pimenta dedo-de-moça, o colorau e suco de limão. Deixe na geladeira até o outro dia. Numa panela de ferro grande, aqueça o azeite e coloque os pedaços de frango com o tempero. Vá cozinhando devagar, virando as coxinhas, até começar a secar a água e dourar a carne. Vá adicionando mais água aos poucos à medida que vai secando, até a carne ficar bem macia. Junte mais água de modo a restar no fundo da panela um molho grosso. Junte o milho, a cebola e as azeitonas e deixe a cebola amolecer. Em seguida, junte os ovos, a farinha de milho e o cheiro verde. Revolva tudo com cuidado a fim de umedecer a farinha, sem quebrar muitos os ovos. Prove o sal e cozinhe, se necessário. Coloque nas marmitas e leve quentinha para piqueniques perto de casa em dias frios.
Alimenta uns 10 farofeiros
Nota: fica melhor ainda se feito com frango caipira e com todas as peças incluindo os miúdos, que podem ser retirados no final e picados para voltar à panela com a farinha.

6 comentários:

  1. Neide, eu tinha achado que a tampa da marmita era a original e até pensei que tinham modernizado muito a coisa, uma tampinha transparente. Adorei as marmitas e fiquei com vontade de ter um conjunto assim. Eu sou vegetariana e não como o seu franguinho com farofa, mas estava uma coisa de tão bonito e típico; a ideia do bolo de fubá assado na marmita também merece um prêmio. Beijos. Chus.

    ResponderExcluir
  2. Chus, estamos esperando da vegetariana uma marmita de carne-louca no próximo piquenique (e com carne de verdade, você prometeu, hem?).

    Beijos, N

    ResponderExcluir
  3. conheci o blog hj e através dele o Boa Praça, qual não foi minha surpresa ao ver que o movimento acontece tbm na praça da Bia!! Quer dizer, esse era o nome que a gente dava prum cantinho da Praça François Belanger onde em 98 frequentávamos fazendo... picnics! Agora tenho uma filha de 1 ano e daoraria participar desses encontros. Onde será o próximo?

    ResponderExcluir
  4. Ana, os piqueniques do Boa Praça acontecem todo último domingo do mês, de modo que o próximo será no dia 24. Fique ligada no site deles.
    Um abraço, N

    ResponderExcluir
  5. Uma delicia,lembra minha infância nas viagens no Rio Grande do Sul,minha mãe fazia,uma delicia.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika