Páginas

6 de novembro de 2010

Um lugar comum

No mês passado, estivemos na 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e pegamos uma sessão de premiação dos curtas exibidos. Um deles nos deixou encantados: Um lugar comum, realizado por alunos da UFSCar.

E talvez porque no último piquenique as crianças tenham semeado as mudinhas e brotinhos cultivados carinhosamente pela Neide, talvez porque o piquenique se firmou como descompromisso que já faz parte das nossas vidas a ponto de fazer aniversário, hoje resolvi dividir com vocês a boniteza dessa animação - que, desde o título anuncia o não-ineditismo das situações narradas, e que consegue ser muito delicada, centrando o seu (e o nosso) olhar no espaço em que os encontros se tornam possíveis e os desencontros também. 

A praça ou parque é o lugar comum que participa e testemunha a passagem do tempo, o crescimento das raízes, o ciclo das folhas e das flores... é o cenário onde as vidas se entrecruzam, onde as esperanças nascem, morrem ou são esquecidas.

A constância da visita à praça é o nó que une a trama de diversas vidas - talvez pequenininho e insignificante se olhado no conjunto, mas bastante significativo quando olhado mais de perto. O lugar comum é também um dos fios que torna possível narrar duas ou três vidas, no que têm de mais ordinário, mas também no que têm de lampejo de beleza.


Um lugar comum / A common place from Split Filmes on Vimeo.

Um comentário:

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika