Páginas

15 de setembro de 2010

Pão de coco com cúrcuma

Enquanto os piquiniqueiros não me mandam as receitas, vou postando as minhas que ainda resistem frescas na cabeça. Começo pelo pão inventado no dia anterior com uma farinha de coco orgânica que tinha acabado de ganhar da
Finococo, da Bahia (mas que entrega sem cobrar frete para todo o Brasil). Usei da mesma marca o óleo de coco extra-virgem. São incrivelmente bons e cheirosos. A farinha é resultado da extração do óleo mas além de ser rica em fibras é cheia de sabor e perfume de coco. Se não fosse um produto sério, certificado pelo IBD, poderia jurar que tem incremento de aromatizante. Se você quiser fazer o pão e não tiver nem a farinha de coco, use a mesma quantidade de farinha de amêndoas, de nozes, farelo de trigo, coco desengordurado sem açúcar etc. E manteiga no lugar do óleo de coco. São ingredientes muito diferentes, mas o pão deve ficar igualmente bom, já que a base de massa que uso é igual em quase todos os pães que faço. Como esta receita que já dei aqui.
Pão de coco com cúrcuma. De Neide Rigo
1 envelope de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de água morna (720 ml)
1 xícara de farinha de coco
1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó
2 colheres (chá) de grãos de coentro tostados e triturados
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
Cerca de 1 kg de farinha de trigo branca
1/2 xícara de óleo de coco
Numa bacia dissolva o fermento com um pouco da água morna, só para virar uma pasta. Junte o açúcar, o resto da água, a farinha de coco, a cúrcuma, o coentro, o sal e o ovo. Misture bem com uma colher de pau. Acrescente a farinha branca, aos poucos, primeiro mexendo com a colher e depois, sovando bem com as mãos, até formar uma massa macia. Junte, então, a gordura de coco e misture bem para incorporá-la à massa. Se for preciso, junte mais farinha de trigo, até formar uma massa que se solte das mãos. Você pode fazer tudo isto numa bacia grande ou numa superfície enfarinhada. Cubra a massa com plástico e deixe crescer, até dobrar de volume.
Divida a massa em 4 partes, abra a massa com rolo em retângulo comprido e molde como rocambole. Ou modele do jeito que preferir. Polvilhe farinha sobre os pães ou, melhor ainda, pulverize água - ou ainda passe o pão sobre a torneira aberta rapidamente -, e role o pão sobre farinha de coco espalhada sobre a pedra de trabalho (pode fazer isto com aveia, farelo, gergelim, nozes quebradas - depende do que é o seu pão). Coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada.
Cubra com pano e deixe crescer novamente (dentro do forno, por exemplo). Leve para assar em forno bem quente, cerca de 280 graus, pré-aquecido, por 10 minutos. Diminua para a temperatura mais baixa (em fogões domésticos - por volta de 150 graus, em forno elétrico) e deixe assar por mais 50 minutos. Devem estar dourados. Tire da assadeira, embale em sacos de pano ou papel e leve ao piquenique.
Rende 4 pães
Nota: se quiser guardar, deixe esfriar numa grade ou apenas coloque-os apoiados na borda da assadeira, para que o fundo dos pães não fique suado. Depois é só embalar e consumir em 3 dias (ou, para mais tempo, deixe-os na geladeira ou congele).

5 comentários:

  1. Adorei a receita! Vou fazer no final de semana! :) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este pão é simplesmente fantástico. Fiz hoje e adorei a textura, com a massa bem fofa. Quero repetir com todas as variações possíveis!! E a ideia de levar para o piquenique é maravilhosa. Cada momento é especial, desde que o façamos especial.

    ResponderExcluir
  3. Será que daria certo fazer um pão com essa farinha de coco e no ugar do trigo alguma outra farinha sem glúten?
    Grata

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita, só queria saber se a farinha de trigo pode ser substituída por outra sem glúten.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Que lindeza essa tela de fundo que parece uma colcha de retalhos!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika