Páginas

23 de setembro de 2010

Torta de banana


Mônica se inspirou na receita de Rácsos linzer da Veronika publicada aqui para fazer sua própria torta de banana que levou ao último piquenique. Fez algumas modificações e deu no que deu - delícia no lanche, na sobremesa e no piquenique! Veja como ficou a receita adaptada:
Torta de banana. Por Mônica Montenegro
Massa
200 g de farinha de trigo branca
150 g de farinha de trigo integal
240 g de castanha-do-pará grosseiramente picada
240 g de manteiga em ponto de pomada
240 g de açúcar
Mais farinha de trigo ou umas gotas de leite para dar ponto à massa
Recheio
Farinha de rosca - só para cobrir a massa
10 bananas nanicas orgânicas cortadas ao meio
1 colher (sopa) de vinho do porto
1 colher (sopa) de canela em pó e 2,5 colher (sopa) de açúcar (misturadas)
1 xícara de uva passa preta sem caroço (hidratada por 30 minutos em água filtrada e escorrida)
Sementes de papoula, se tiver
Misture todos os ingredientes da massa e amasse só o suficiente para homogeneizar. Se precisar, junte um pouco de leite ou mais farinha para que consiga formar uma bola macia. Abra metade da massa numa assadeira untada e enfarinhada, jogue um pouco de farinha de rosca fazendo fina camada e coloque as bananas. Respingue sobre elas o vinho e polvilhe a mistura de canela e açúcar. Espalhe por cima as uvas passas. Com o restante da massa, faça um gradeado sobre a torta, pincele uma gema e, opcionalmente, decore com semente de papoula. Leve ao forno medio e deixe assar por cerca de 35 minutos ou até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika