Páginas

20 de setembro de 2010

Bolo de tapioca


Estava muito bom este bolo. E só agora fiquei sabendo que o Daniel Brazil o fez com a goma pronta pra fazer beiju de tapioca, hoje facilmente encontrada nos mercados em São Paulo (pelo menos nos sacolões e mercados públicos). Se você não encontrar, é só hidratar polvilho doce com água na proporção de meio litro de água para 1 quilo de fécula e use a quantidade indicada na receita. Ou pode cobrir o polvilho com água, deixar hidratar, escorrer a água e secar a superfície. Ou ainda ralar a mandioca, espremer, deixar o amido sedimentar, escorrer e usar. Se quiser saber mais, já dei um passo-a-passo da mandioca à goma (fécula, polvilho) no Come-se.
Veja o que diz o Daniel: Comecei a ver nos supermercados de São Paulo uma “goma de mandioca hidratada”. Ou seja, a tapioca pronta pra fazer. Depois de testada e aprovada na frigideira, me deu vontade de experimentar a matinal receita nordestina de bolo de tapioca. As receitas encontradas na internet giram em torno de pequenas variações. O tradicional bolo de tapioca é algo entre um pudim duro e um bolo. É feito pra ser comido no dia, ainda quentinho. No dia seguinte fica mais borrachudo, embora o sabor permaneça.
Bolo de tapioca. Por Daniel Brazil
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
3 xícaras de tapioca (previamente umedecida e escorrida, se for comprada seca)
1 xícara de leite
200 ml de leite de coco (uma garrafinha)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Quebre os ovos na batedeira e bata até ficarem homogêneos. Adicione o açúcar, a manteiga, a farinha de trigo e o fermento. Depois de bem misturados, desligue a batedeira e adicione os outros ingredientes, mexendo com uma colher de pau. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno quente, a 220ºC. Após 40 minutos, deve estar dourado. Enfie um palito e veja se sai sequinho. Se não, deixe mais um pouquinho. Várias casas do Nordeste brasileiro polvilham coco ralado em cima antes de servir. Experimente!

4 comentários:

  1. Quero experimentar essa receita! Genial!
    Meninas e meninos, recebi um release informando sobre a reforma do Parque da Água Branca, que incluiu a reestruturação de uma área para piquenique. Para quem mora por lá, uma ótima notícia! "Com nova iluminação e aberto para o público até às 22h, o Parque celebra uma nova fase. Alguns pontos foram restaurados como o Espaço Piquenique, Espaço de Leitura e Trilha do Pau Brasil, locais originais desde a inauguração, em 1929."

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde pode ser usada a tapioca de goma?

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde pode ser usada a tapioca de goma?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika