Páginas

13 de setembro de 2010

tempo longo

a climatempo acertou em cheio. estava um tempo lindo. agradável. sem o gelo de agosto. sem as chuvas de abril. é bom sair de casa. enquanto ricardo colhia jaboticabas com o cláudio ali na mercedes, fui com os meninos pra praça. eles estavam na maior alegria, imaginando quem será que vai estar. pela primeira vez em tantos meses, fomos os primeiros a chegar. nem sabia onde começar a estender a toalha. mas logo um e outro e uma e outras. e estava armada a confusão.
sem o marcos ali para definir o melhor lugar entre sol e sombra e sem a neide para arrumar a boniteza das coisas, fomos nos ajeitando como dava. nunca falta pão. nunca falta café, suco, um bolo, fruta. e o piquenique começa. do começo ao fim – e desta vez fomos até tarde – sempre tem alguma coisa para se comer e beber.
os meninos instalaram o telefone sem fio entre duas árvores e eu descobri que as abobrinhas tinham sacolejado demais no carrinho. antes de autorizar a fase do experimentar-para-saber-que-gosto-tem, fotografei.




me inspirei num carpaccio de abobrinha que a fer publicou uma vez. achei carpaccio um pouco desajeitado para piquenique. lembrei das abobrinhas com ricota que são assadas. pensa daqui e pensa dali, na sexta, cortei as abobrinhas de comprido em fatias bem fininhas. coloquei para marinar com sal, um pouco de vinagre, uma colher de sobremesa de um concentrado de tamarindo, azeite, folhas de manjericão umas gotas – pouquinho mesmo – de vinho madeira e um pouco de mel. no domingo de manhã as fatias tinham amolecido. não tinha ricota em casa, mas tinha gorgonzola. coloquei pedacinhos de gorgonzola em cada fatia e enrolei. prendi com um palito. ajeitei no prato, cobri com o restante do molho, com os farelos do gorgonzola e umas flores de manjericão – que murcharam no caminho. não tive tempo de experimentar antes. quando reorganizei as abobrinhas para que posassem para a foto, logo a valentina se aventurou e experimentou, fiquei vendo a reação e ... notei que ela achou bom. experimentei também e achei também que ficou, mesmo, muito bom.
um dia a neide padroniza as medidas desta receita. por enquanto, vale o registro pra gente não esquecer.



fotografei também os bolinhos de cenoura que a adriana e o jan fizeram.
não tenho a receita, mas ela vai mandar e a gente posta.



eles trouxeram também “catarinas descabeladas”, cuja receita adriana colocou em seu varal.

as jaboticabas, doces, não fotografei. uma pena.


.

3 comentários:

  1. meninas!!!! queria ver mais fotos do piquenique...foi maravilhoso esse dia e queria poder compartilhar..., fabi..,neide..,valeu ve pelas suas impressões..bjssss.Fátima

    ResponderExcluir
  2. Meninas, foi um ótimo dia! Postei a receita do bolinho de cenoura no meu blog. Vocês podem copiá-la e inseri-la no piperca, caso queiram, ou colocar o link para a receita lá, ok?
    Beijos e até o próximo!

    ResponderExcluir
  3. Veronika,
    só queria ter sido a primeira a fotografar as abobrinhas, tão lindas e gostosas.
    beijos, N

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika