Páginas

27 de maio de 2011

Bolo de banana



Essa receita de bolo de banana veio num jornalzinho do sitío A Boa Terra. Só de bater o olho na receita já me deu água na boca, então aproveitei a primeira oportunidade para testar a receita - deu super certo e em dois dias o bolo sumiu!

Então, na hora de decidir o que levar no piquenique, resolvi fazer este bolo. É fácil, rápido e bastante saboroso.

Ingredientes
4 ovos inteiros; 6 bananas cortadas em rodelas; 1/2 xíc. (chá) de óleo de canola (eu usei de girassol); 1/2 xíc. (chá) de leite; 1 xíc. (chá) de aveia; 1 xíc. (chá) de farinha integral; 2 xíc. (chá) não muito cheias de açucar mascavo (usei o demerara); canela para salpicar; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo
Separe 5 bananas cortadas e bata o restante dos ingredientes no liquidificador.  Derrame a massa sobre uma fôrma untada e enfarinhada e coloque as rodelas de banana sobre a massa, salpicando com canela. Asse em forno pré-aquecido, a 180º, por cerca de 50 minutos.

Observações
Se você fizer em uma assadeira maior, o bolo fica mais fininho, parecendo uma torta. Eu tenho preferido fazê-lo em uma fôrma menor, para que o bolo fique mais alto e fofinho! Quanto mais a banana estiver madura, mais fica bem molhadinho e saboroso.

3 comentários:

  1. Nas duas últimas semanas tenho viajado no seu blog e no Come-se. Tinha bananas extremamente maduras na geladeira, então resolvi fazer essa receita. Alterei várias coisas pois não tinha farinha integral nem açúcar mascavo. Saí adaptando; já está no forno, e vamos ver no que vai dar, rss. Também estou fazendo um pão baseada na receita básica da Neide Rigo e em sua explicações. A massa cresceu horrores, vou modelar e assar. Depois conto como ficaram meus quitutes.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que coincidência: eu também resolvi refazer esse bolo - com o calor, as bananas não aguentam nem uma semana! Por aqui, o resultado ficou ótimo como sempre. Imagino que sua massa deva ter ficado mais leve e fofa que a minha, e talvez por isso um pouco menos "molhada"... Conte sim como ficou! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. as fatias da banana ficam no meio depois de assado? no meu ficou encima..

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika