Páginas

7 de fevereiro de 2011

um dia bom em fevereiro

na época em que fumar fazia parte do cotidiano, a gente sempre dizia que a longa espera por um ônibus seria abreviada exatamente na hora que se acendesse um cigarro. não valia acender o cigarro para que o ônibus viesse. tinha que ser aquele cigarro acendido na falta de esperança, mesmo. acender o cigarro era assumir que já não se acreditava muito que o ônibus viesse. nesse hora, lá vinha o ônibus.
o piquenique de ontem foi um pouco assim. a neide não viria porque foi pro senegal, participar do fórum social mundial. a chus e o sérgio não estariam em são paulo. inês também estaria longe. e um silêncio dos outros.
muito bem, poucas pessoas, um bolo e um suco, uma praça já são um piquenique. estávamos prontos para um piqueniquinho.
tinha preparado umas cebolas em conserva, o chico tinha feito um bolo de maracujá, tínhamos umas coxinhas de frango assadas, umas torradas, bolinhas de kefir no azeite de limão, café, água. e lá fomos nós.
o dia lindo, ensolarado e iluminado, foi se desenrolando, como um novelo. chegamos ao coreto da praça e fabiana, edu e rodrigo já estavam chegando também, quiches, cookies, brigadeiros.
márcia, flávio e meninos, que nunca tinham vindo, vieram. márcia conhecia o pique e as receitas do piquenique, porque acompanha no blogue. pro próximo piquenique, quem sabe nalgum piquenique de inverno ela não nos conta uma história, boa contadora que é....
e então foi chegando mais gente que nunca tinha vindo, como o dirceu, a letícia, o lau com sua filha mais velha, a vanessa, rita com sua filha e seu neto. maria e celso trazendo dois pedros...
pra variar, as crianças andaram de bicicleta, se encarapitaram no alto da árvore-castelo. subiram e desceram com corda. fizeram lanche, perderam copo (que depois acharam). seguiram um carrinho de controle remoto que quase atropelou a mônica...
os adultos se perderam em conversas e comidas. tinha cuscuz da adriana, tortinhas da priscila, muffin salgado da letícia, suco do cláudio, bolo de abacaxi da lula, chup-chup da mônica, coco verde que a fátima providenciou (e lembrou de carregar junto um abridor e canudos!), doce de castanha com manga e patês da cris, e muitas outras coisas que obviamente nós não conseguimos fotografar.
as receitas virão ao longo dos dias. com algumas fotos.
no final da tarde, fábio e renzo chegaram com aviõezinhos de brinquedo, e papel para fazer outros aviões. o dia se arrastava, se enrolava na gente, fazendo e desfazendo o domingo.
o que era para ser um piqueniquinho, virou um piquenique amplo, espaçoso, cheio de criança brincando para todo lado, adulto se espreguiçando na praça. quando o sol foi baixando, brindamos o dia (nas taças que o marcos trouxe a tempo de casa).


6 comentários:

  1. Ah, quer dizer que é só eu vir pro Senegal pra aparecer um monte de gente pela primeira vez? Tudo bem, não há de ser nada.
    Fiz neste mesmo domingo um piquenique aqui na sacada do meu quarto em Dakar, com uma toalha xadrez, um pão do café da manhã do hotel, além de manteiga, uma mandarina e um vinho tinto do avião. Perdi a máquina fotográfica no taxi e lá se foi a bela cena.
    Mas fiquei feliz que Marcos chegou a tempo representando a família. E triste pelas fotos de comida que, pelo jeito, ninguém se lembrou de tirar. Ô gente!
    Beijos de Dakar, N

    ResponderExcluir
  2. Calma, Neide, calma... a Veronika tirou sim fotos da comida; é só que a gente não sabe fazer slides show super hiper mega blaster chiques como você faz. Aos pouquinhos, vamos colocando as fotos e receitas :-)
    Delícia de piquenique inventado, hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia esse encontro de amigos,pena que moro tão longe(rio grande-rs)se não ia aparecer por ai tb bjs

    ResponderExcluir
  4. neide, calma... a gente até fotografou algumas coisas. mas poucas. e nem tão lindas fotos. aliás, fotos murchinhas....
    você fez falta e faz falta. o blogue, pelo menos, tá bem alimentado.
    volte logo!

    miriam, todo lugar é lugar para um piquenique. rio grande deve ter uma praça. em volta de toda praça há amigos. se vier a são paulo num dia de piquenique, apareça, claro. todo mundo é muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  5. Ai, que vontade! Que delícia de domingo bom, sô!
    Quero ver as fotos...
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika