Páginas

9 de fevereiro de 2011

bolo de maracujá do chico

há algum tempo não tenho conseguido preparar nada especificamente para o piquenique. acabo levando o que já temos.
quando na manhã de domingo dirceu ligou pedindo uma sugestão de o que levar, eu não sabia dizer. então ele perguntou o que nós levaríamos. enumerei o que tínhamos em casa e ri. há algumas comidas tão inusitadas, que ninguém pensaria em fazer para um piquenique, mas a gente leva e dá certo.
desta vez, tínhamos feito um bolo de maracujá na véspera. levamos. também tínhamos um pão caseiro que já não estava muito fresquinho. cortei em fatias finas temperei com azeite e orégano e coloquei no forno, e as fatias viraram crocantes torradas. para acompanhar as torradas, havia kefir no azeite com limão e pimenta. e pras crianças, além do bolo, levamos umas coxinhas de frango assadas, coradas, gostosas. torcendo para alguém levar um suco. em casa, só tínhamos água. e bananas verdes. não dá para fazer suco de banana verde...



bolo de maracujá do chico
bata no liquidificador três ovos, uma xícara de suco de maracujá, uma xícara de açúcar e duas colheres de sopa de manteiga.
misture numa vasilha duas xícaras de farinha de trigo e uma colher de sopa de fermento em pó. junte o líquido ao seco e vá mexendo até incorporar bem. coloque numa forma untada e polvilhada e leve ao forno já quente. depois de uns 25 minutos já está pronto. para saber se está bom, olhe as beirinhas e espete no centro, para ver se gruda ainda.
(foi o primeiro bolo do chico. ele cortou os maracujás, bateu no liquidificador, misturou os ingredientes. ligou o forno e etc. eu fiquei como assistente, especialmente para untar a forma...)

5 comentários:

  1. Veronika, conheci seu blog, comecei a seguir e amo "participar" de seus piqueniques. Tanto que hoje falei dele em meu blog:
    http://xodepress.blogspot.com/2011/02/piquenique-perto-de-casa.html
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom o chico deve estar muito orgulhoso seu bolo esta com uma cara muito boa!!!!!!! beijos Eliane.

    ResponderExcluir
  3. oi Veronika!

    cheguei aqui através do blog da Tânia e adorei, porque adoro fazer piqueniques e vc tem um jeito muito especial de bloggar, super simpático o blog, postei lá na minha página "O Móvel" no Facebook
    http://www.facebook.com/pages/O-Movel/186695331351694
    mandei para um dos meus filhos que adora fazer piquenique com os amigos e estou te seguindo.

    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  4. oi, tania, vi a sua postagem. que simpática! fica parecendo mais do que a gente realmente é. nosso blogue é bem simplezinho, pra que nos dias de piquenique todos possamos deixar em casa a caneta e o papel de anotar boas ideias. nos dias seguintes, é só buscar as receitas no blogue.
    o mais importante em tudo isso, tanto no blogue quanto no piquenique, é colocar em comum o que temos e sabemos, para construir futuros.

    eliane, o chico tá mesmo muito orgulhoso. eu demorei para entender que ele já está na idade de medir ingredientes, acender o fogo e etc. mas, começamos mais este passo. ontem, separou uma outra receita, no 400g. vamos ver o que vai dar!

    jussara, piquenique é muito bom. é um facebook ao vivo! e lembre-se: ao me seguir, você estará seguindo quatro! ;)
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi amigas vou fazer o bolo de marcujá!! bjs!!! Delaine

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika