Páginas

16 de junho de 2010

Torta salgada da Chus


A torta da Chus chegou quentinha, embalada em pano de linho. E foi o prato que fez mais sucesso no último piquenique, rendendo elogios de montão e pirex vazio no final. Como as receitas da Chus são sempre repletas de informações e jogo de cintura, deixo esta como me foi passada. As doze colheres de sopa de farinha, meio cheinhas, a que refere, pesei ontem, quando reproduzi a receita com recheios improvisados (ficou ótima, logo postarei no Come-se). Elas renderam 300 gramas, que podem ser resumidas em 2,5 xícaras de farinha de trigo (daquelas padronizadas de 240 ml). Aqui vai a receita com redação da autora e mínimas intervenções minhas:


Torta de Legumes - de Maria Carbajal ou Chus
12 colheres (sopa) de farinha de trigo (300 g ou 2,5 xícaras)
2 colheres (sopa) ou mais de queijo ralado
3 ovos (quando são pequenos eu coloco 4), as gemas separadas e as claras em neve
1 xícara de óleo
2 xícaras de leite
1 pouco de sal (se você quiser, eu normalmente não coloco)
1 colher (sopa) de pó Royal (se no fim você achar que a massa está meio triste pode colocar mais um pouquinho)
Um pouco de queijo ralado pra colocar por cima quando for pro forno (mas se não quiser não precisa)
Misture a farinha de trigo, o queijo ralado, as gemas, o óleo, o leite e o sal. Depois coloque o fermento. Eu sempre bato essa massa na mão, nunca fiz na batedeira nem no liquidificador. Quando estiver uniforme já está bom, sempre faz uma bolhas legais, se não fizer, coloque mais um pouco de fermento, até a massa ficar contentinha. As claras em neve podem ser na batedeira. Misture na massa com bastante carinho. Pegue um pirex untado com manteiga, coloque uma camada de massa, coloque o recheio e depois o resto da massa por cima. Pode colocar um pouco de queijo ralado e leve ao forno quente (mais ou menos 30 minutos) depende do forno e do pirex ou até que um palito saia limpinho.
Recheio: bom o recheio é um poema. Coloque tudo o que tiver na geladeira dando sopa. Queijo que já ficou duro cortadinho em cubos, pedacinhos de queijo cortadinhos, queijo fatiado que sobrou, pedaços de carne ou frango de algum prato, molho de macarrão, palmito (nesta receita da foto, coloquei ) ou ervilhas ou milho, azeitonas, sardinha ou atum. Eu sempre coloco também ovo cozido, normalmente dois, mas é porque eu gosto. Tem que ser em quantidade que sirva pra colocar uma camada de recheio no pirex que for usar. Quando tiver todo o recheio numa tigela coloque um pouco de azeite pra molhar e um pouquinho de queijo ralado (se for molho de macarrão não precisa azeite). Pode colocar tomate em rodelas, até mesmo presunto e queijo como se fosse pizza. Também pode colocar salsinha, cebolinha, manjericão (coloquei manjericão).

5 comentários:

  1. Oi Neide. Sou seu leitor contumaz e descobri, no seu blog, que a Chus é minha visinha de quarteirão! E muita liberdade pedir para sermos convidados para ir ao próximo piquenique? Eu, Kelly e a Clara (7 anos)... Dom Leopoldo I, 246 paulow@webcable.com.br Paulo Weidebach Beijo

    ResponderExcluir
  2. Paulo, será um prazer enorme. Claro, venham sim. E a Clara vai fazer muitos amigos. As crianças são bem receptivas. Nosso piquenique é sempre no primeiro domingo do mês - mas isto pode mudar conforme os acontecimentos, feriados. De qualquer forma, sempre daremos a notícia aqui no blog. Fique ligado.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Neide
    EU faço uma torta semelhante desde há muito...é minha torta de palmito, mas tambem improvisso e pode ser do que temos em casa, na geladeira ou no armário.
    Mas,eu faço no liquidificador, tudo junto,mas batendo primeiro os ovos... a receita original só tem óleo e eu tambem coloco leite, reduzindo o oleo.Que bom!!!adaptando e acertando,
    abraços.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika