Na minha cesta de piquenique sempre haverá pães, pois é preparo de rotina nos finais de semana ou sempre que o paneiro fica vazio. Só vou variando aqui e ali, mas mantenho a proporção de água, fermento, açúcar, sal, ovo e gordura. Quem varia é a matéria sólida, como farinhas, tubérculos, grãos; o tipo de gordura que pode ser banha, manteiga, óleo, azeite (costumo usar meia xícara, mas reduzo quando incluo grãos gordurosos como o amendoim ou nozes ou castanha do pará); e o tipo de açúcar - mascavo, mel, melado, geleia que, no pão salgado, funciona como equilíbrio de sabor e ajuda na coloração mais dourada da casca.
Costumo fazer este pão com amendoim cru (só amendoim, com farinha de mandioca, com farinha de milho) e aquele e fica muito bom, mas aqui resolvi usar o amendoim torrado, sobra de outra coisa, e o gergelim que havia acabado de comprar no bairro da Liberdade. E costumo também bater tudo na máquina de pão. Só bater. Depois de crescido, moldo e faço os pães normalmente. Mas dou aqui o jeito simples de fazer, sem tecnologias, que foi como sempre fiz pão antes de ter a ajuda tecnológica. Dá sempre certo e mesmo quem nunca fez não vai errar.
Pão de amendoim com gergelim
1 envelope de fermento biológico seco ou 1 colher (sopa)
3 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de água (720 ml)
Mais ou menos 800 g de farinha de trigo (ou até dar o ponto)
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de amendoim torrado e triturado no liquidificador sem deixar virar farinha
1/3 de xícara de óleo
1 ovo
4 colheres (sopa) de gergelim torrado
Para envolver o pão, opcional: amendoim triturado ou gergelim
Numa bacia, coloque o fermento, o açúcar e a água. Mexa bem e junte um pouco de farinha, suficiente para formar um mingau grosso. Espere uns 15 minutos ou até que forme bolhas. Junte, então, o sal, a farinha integral e o amendoim triturado. Acrescente o óleo, o ovo e o gergelim e misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo restante e mexendo até que possa passar a massa para uma bancada enfarinhada e sovar com as mãos. Vá adicionando farinha de trigo aos poucos, até conseguir uma massa uniforme, elástica, que se solte das mãos. Cubra a massa com plástico e deixe levedar, até dobrar de volume. Divida a massa em quatro, modele o pães, umedeça-os com água e polvilhe com o amendoim ou gergelim (se quiser). Costumo passar os pães embaixo da torneira rapidamente e rolar sobre o gergelim espalhado na pia. Isto faz com que grude bem. Coloque os pães em assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha, cubra com o pano e espere crescer novamente. Antes de assar, faça cortes no pão e leve ao forno pré-aquecido, bem quente. Deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe assar por mais 50 minutos ou até dourar.
Rende: 4 pães
Nota: as medidas usadas são as padronizadas para cozinha, sempre rasadas: 1 xícara de 240 ml; 1 colher (sopa) de 15 ml
Olá,
ResponderExcluirVou tentar fazer esta receita, não sou muito boa com pães, geralmente eles nunca ficam fofinhos como da foto, ehehehehe.... Seu blog é uma delícia!
Grata,
Bia.
Olá,
ResponderExcluirEste pão é de dar agua na boca,nham,nham...
com gergelim, adoro.....
gostei da ideia de colocar na máquina e depois moldar, e assar naturalmente.
Vou testar.... grata
Ola,eu fiz esse pão com o amendoim torrado e foi simplesmente o melhor pão que comi!Nao coloquei o gergelim dessa vez porque nao tinha em casa mas da proxima vez com toda certeza colocarei!Parabens pela receita e obrigada por compartilhar conosco!
ResponderExcluirAcrescentei chia. Mas somente farinha branca. Espero q fique bom.
ResponderExcluir