Páginas

18 de junho de 2010

Pão de amendoim com gergelim

Na minha cesta de piquenique sempre haverá pães, pois é preparo de rotina nos finais de semana ou sempre que o paneiro fica vazio. Só vou variando aqui e ali, mas mantenho a proporção de água, fermento, açúcar, sal, ovo e gordura. Quem varia é a matéria sólida, como farinhas, tubérculos, grãos; o tipo de gordura que pode ser banha, manteiga, óleo, azeite (costumo usar meia xícara, mas reduzo quando incluo grãos gordurosos como o amendoim ou nozes ou castanha do pará); e o tipo de açúcar - mascavo, mel, melado, geleia que, no pão salgado, funciona como equilíbrio de sabor e ajuda na coloração mais dourada da casca.

Costumo fazer este pão com amendoim cru (só amendoim, com farinha de mandioca, com farinha de milho) e aquele e fica muito bom, mas aqui resolvi usar o amendoim torrado, sobra de outra coisa, e o gergelim que havia acabado de comprar no bairro da Liberdade. E costumo também bater tudo na máquina de pão. Só bater. Depois de crescido, moldo e faço os pães normalmente. Mas dou aqui o jeito simples de fazer, sem tecnologias, que foi como sempre fiz pão antes de ter a ajuda tecnológica. Dá sempre certo e mesmo quem nunca fez não vai errar.

Pão de amendoim com gergelim
1 envelope de fermento biológico seco ou 1 colher (sopa)
3 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de água (720 ml)
Mais ou menos 800 g de farinha de trigo (ou até dar o ponto)
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de amendoim torrado e triturado no liquidificador sem deixar virar farinha
1/3 de xícara de óleo
1 ovo
4 colheres (sopa) de gergelim torrado
Para envolver o pão, opcional: amendoim triturado ou gergelim
Numa bacia, coloque o fermento, o açúcar e a água. Mexa bem e junte um pouco de farinha, suficiente para formar um mingau grosso. Espere uns 15 minutos ou até que forme bolhas. Junte, então, o sal, a farinha integral e o amendoim triturado. Acrescente o óleo, o ovo e o gergelim e misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo restante e mexendo até que possa passar a massa para uma bancada enfarinhada e sovar com as mãos. Vá adicionando farinha de trigo aos poucos, até conseguir uma massa uniforme, elástica, que se solte das mãos. Cubra a massa com plástico e deixe levedar, até dobrar de volume. Divida a massa em quatro, modele o pães, umedeça-os com água e polvilhe com o amendoim ou gergelim (se quiser). Costumo passar os pães embaixo da torneira rapidamente e rolar sobre o gergelim espalhado na pia. Isto faz com que grude bem. Coloque os pães em assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha, cubra com o pano e espere crescer novamente. Antes de assar, faça cortes no pão e leve ao forno pré-aquecido, bem quente. Deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe assar por mais 50 minutos ou até dourar.
Rende: 4 pães
Nota: as medidas usadas são as padronizadas para cozinha, sempre rasadas: 1 xícara de 240 ml; 1 colher (sopa) de 15 ml

4 comentários:

  1. Olá,

    Vou tentar fazer esta receita, não sou muito boa com pães, geralmente eles nunca ficam fofinhos como da foto, ehehehehe.... Seu blog é uma delícia!
    Grata,
    Bia.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Este pão é de dar agua na boca,nham,nham...
    com gergelim, adoro.....
    gostei da ideia de colocar na máquina e depois moldar, e assar naturalmente.
    Vou testar.... grata

    ResponderExcluir
  3. Ola,eu fiz esse pão com o amendoim torrado e foi simplesmente o melhor pão que comi!Nao coloquei o gergelim dessa vez porque nao tinha em casa mas da proxima vez com toda certeza colocarei!Parabens pela receita e obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  4. Acrescentei chia. Mas somente farinha branca. Espero q fique bom.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika