Páginas

4 de novembro de 2011

Torta de Banana



Mais uma receita de torta de banana! Mas é que o cheirinho da banana misturada com canela, pelo menos pra mim, tem muita cara de café da manhã. Além disso, eu tinha uma dúzia de bananas nanicas bem maduras, precisando ser urgentemente usadas...

Essa receita, aprendida com a minha mãe, é ótima: fácil de fazer, rápida, leve e muito gostosa!

Torta de banana. De Fabiana Jardim

1 dúzia de bananas
10 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
canela em pó para polvinhar
manteiga
2 claras de ovos

Modo de fazer
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Corte as bananas no sentido do comprimento, fazendo três ou quatro fatias. Numa forma de cerâmica (ou pirex de vidro) untada, faça uma camada de bananas, polvinhando com a mistura de farinha/açúcar/fermento. Em seguida, polvilhe também canela e espalhe pequenas (cerca de meia colher de chá) lascas de manteiga pela camada. Faça outra camada de bananas e o mesmo procedimento.
Eu costumo fazer três camadas.
Quando a forma estiver completa, bata as claras em neve - eu também coloco um pouquinho de açúcar, para fazer um quase-suspiro - e espalhe, delicadamente, por cima das bananas. Leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até dourar. Fica mais gostosa ainda gelada!

3 comentários:

  1. Gostei muito da receita. A parte da manteiga, é manteiga mesmo né? Não é margarina não né?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anônimo: sim, é manteiga mesmo. Acho que, no máximo, dá para usar aquela margarina para cozinhar, mas como diz a Julia Child "manteiga nunca é demais" :-)

    ResponderExcluir
  3. oi pessoal,
    E o pique de dezembro? (aquele que nao pudemos ir...)
    bjos a todos

    saudades de vcs!

    adriana

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika