Páginas

15 de agosto de 2011

Piquenique de agosto

Maracujás doces de Paraibuna

Dia feio o de ontem, que nada. Basta que não chova e todos os dias são lindos para piquenique, ainda que a grama esteja seca, ainda que não haja frutas, ainda que as amendoeiras estejam peladas.  E aquela cobertura cinza até que cai bem a um domingo que se quer longo. Dia dos pais cozinhando ou na fila do restaurante, que nada. Dia dos pais é todo dia e os que ali estavam nem se lembravam disso. De qualquer forma, o data mexeu com os números e éramos poucos, mas animados como sempre. Patrycia e Marcos, amigos do Come-se, vieram de Rio Branco com presentes em farinhas, paçocas e biscoitos de castanha. Priscila, como sempre, acordou tarde e chegou quase no final, de bicicleta, e estendeu seu pano florido. Mas trouxe um bolo de chocolate que todos comeram de repetir. As crianças estavam silenciosas ontem. Também, eram apenas seis que se revesavam em correr, conversar nos bancos ou jogar cartas. Levei um braseiro para fazer tapiocas que foram servidas quentinhas com manteiga ou coco ralado, que criança adora. Mas as brasas serviram ainda para reaquecer as batatas assadas do Edu, que estavam macias e perfumadas, e ainda os quibes e empadinhas, que chegaram depois. E, primeiro o café, depois os chás e, como sempre, terminamos
com vinho para aquecer a tarde que já ia bem mais fria que pela manhã, quando chegamos e encontramos nosso lugar predileto ocupado por outro grupo de piqueniqueiros que não estabeleceu contato mas que nos deixou feliz já que nosso desejo é ver a Praça Zé Roberto e todas as outras invadidas por toalhas xadrezes. As receitas vão chegando aos poucos. Por enquanto, algumas fotos.



3 comentários:

  1. Amooo piquenique e adorei encontrar esse blog.
    Agora em agosto, num domingo que tiver sol vou fazer com o meu grupo de amigos para comemorar meus seis anos de vida nova (fiquei em coma e comemoro o dia que voltei..rsss).
    Sempre venho aqui tirar idéias...
    Beijos e obrigada por compartilhar conosco...

    ResponderExcluir
  2. que legal ontem também fizemos picnic entre amigos .
    apesar da data muitos compareceram.
    nosso picnic é temático de trocas de sementes e mudas a cada estação.
    visite meu blog pra conhecer.
    adoro passear por aqui .

    ResponderExcluir
  3. mas quem me dera, acordar tarde! antes fosse isso!
    o problema é outro, mesmo... rsr
    aqui vai a receita do bolo de chocolate que todos comeram de repetir e que me deixou toda feliz
    (ah, eu sei a receita por que escrevi no blog o processo produtivo):

    pesquisei um monte de receita, planejei tudo direitinho, mas como entre a teoria e a prática lá se vão uns 500 metros de distância, pelo menos cá comigo, fiz mesmo foi um bolo muito estranho, cuja receita pedia quatro xícaras de nescau, mas eu coloquei uma só, de cacau, por que o cacau que eu tenho aqui é muito forte, e ainda assim acho que foi demais. iam ainda seis ovos, que eu esqueci de ver se tinha, e por isso foram só três, mas pra compensar eu coloquei castanha do pará e amendôa, reguei com suco de laranja, fiz uma ganache meia boca pra cobrir, joguei raspinhas de laranja por cima, ai, ai, o cheiro tá ótimo, mas de gosto, sei não, e agora que todo mundo já deve estar indo embora, lá vamos nós pro piquenique.

    1 e 1/2 xíc, de farinha com fermento
    (mas a que eu usei não tinha fermento)
    1 e 1/2 de açúcar
    4 xícaras de nescau
    (eu usei uma de cacau)
    6 ovos
    (só tinha três na geladeira)
    200 g de manteiga
    (usei uns 125 gramas)
    1 e 1/2 xíc de leite
    sumo de 1 limão
    1/2 colher de bicarbonato

    misture os secos, bata os ovos com a manteiga, esquente o leite, coloque o suco do limão, vá juntando tudo. aí coloquei as castanhas "da amazônia", as amêndoas e levei ao forno.
    depois reguei com suco de laranja, cobri com a ganache e salpiquei raspinhas de laranja. <3

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika