A receita deste cheesecake veio da escola do Rodrigo: a quantidade de vezes que o menino, que nem é dado a tanta comilança, repetiu o dito cujo fez com que a Gabi (nutricionista) ficasse impressionada e me enviasse a receita. Antes mesmo de a receita chegar o Rodrigo já tinha falado um monte do tal cheesecake que comera na escola. E assim foi que o prato virou uma ótima opção para quando a gente tem que fazer uma comida rapidinho ou deixar ajeitado o almoço na véspera: prática, fácil de fazer e saborosa!
Pro piquenique, fiz duas receitas para ficar mais "alto" e mais macio. Como tinha feito na véspera, esquentamos junto com o pão e ambos chegaram quentinhos à praça. Segue, então, a receita:
Cheesecake de espinafre
2 xícaras (chá) de espinafre picado, refogado com temperos a gosto (costumo temperar com sal, alho e umas pitadinhas de noz moscada) e espremido (para não soltar muita água)
2 xícaras (chá) de espinafre picado, refogado com temperos a gosto (costumo temperar com sal, alho e umas pitadinhas de noz moscada) e espremido (para não soltar muita água)
3 ovos
100 g de queijo branco
100 g de requeijão
1 cebola picada (eu dividio: refogo metade com o espinafre e coloco só a outra metade na massa)
150 g de ricota
manteiga para untar
farinha para enfarinhar
queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de fazer
Refogue e esprema o espinafre. Reserve.
Passe os outros ingredientes no processador (eu não tenho processador; ponho na tigela e tasco o mixer em cima. O que, aliás, rendeu cenas curiosas no piquenique, pois eu ia lembrando com gestos a receita, para dar à Veronika e, bem..., antes de me lembrar que o mixer chama mixer vocês podem imaginar a cara da Veronika tentando entender porque movimentos eróticos faziam parte do processo :-)
Misture, delicadamente, o espinafre à massa de queijos e despeje sobre a assadeira untada e enfarinhada.
Polvilhe o parmesão e leve ao forno médio, já pré-aquecido. Demora cerca de 20, 25 minutos ou até dourar.
A receita original diz para desenformar. Como aqui sempre fazemos em assadeira de vidro ou cerâmica, pulamos essa parte e - como diz a Neide - nhac! garantimos nosso pedacinho antes que o Rodrigo-monstrinho-do-cheesecake ataque.
Nham! Parece delicioso, vou tentar :)
ResponderExcluirFabiana, gostei dessa receita, queria muito fazer. Mas não tenho nem mixer, nem processador. Será que dá para fazer com liquidificador? Obrigada, Silvia
ResponderExcluirSilvia, tinha respondido e fiz alguma coisa errada que sumiu com tudo... vamos lá de novo: eu acho que dá certo, sim. A única coisa é tomar cuidado para não deixar bater por muito tempo - como os queijos fazem uma massa grossa, tem liquidificador que não aguenta; mas acho que dá para dar uma misturada e, eventualmente, se sobrar pedaço muito grande, dar uma passada de garfo. tranquilo! Abraços.
ResponderExcluir