Páginas

8 de agosto de 2011

duas receitas: bolo sem farinha e salada em papel de arroz

antes que venha o próximo piquenique com suas receitas, quero postar ao menos duas ainda do piquenique de julho. a primeira é um bolo sem farinha de trigo, como os das quintas sem trigo da neide, mas mais óbvia.
esse bolo fez parte de um conjunto de receitas que eram as preferidas das crianças da turma de um dos meus filhos. na escola, no começo do semestre, pediram que os familiares enviassem a receita do prato predileto da criança. e tinha de tudo: pão, gelatina, salada de fruta, pão de queijo. e esta, de um bolo sem farinha. fica bom.


bolo sem farinha de trigo

misture uma lata de leite condensado, três ovos, 100 gramas de coco ralado, uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de fermento em pó. derrame numa forma untada e polvilhada. leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos meia hora, ou até ver que as bordas já estão soltando.


rolinhos de papel de arroz

a outra coisa muito boa que levamos em julho é o enroladinho de papel de arroz.
há algum tempo tinha visto na casa de uma amiga uns enroladinhos meio transparentes, com várias coisas picadas como recheio. eram uma espécie de salada, mas não só. o que eu me lembrava é que eram vietnamitas.
um dia desses, andando pela liberdade, comprei as tais folhas de arroz. na véspera do piquenique de julho, pensei em fazer os enroladinhos. como a neide não estava, apelei para o santo google: como fazer rolinhos de papel de arroz? e cheguei num blogue delicioso, com dicas ótimas. não só dizia como fazer, como também mostrava passo a passo. ampliava horizontes, sugeria gostos e consistências. claro que eu não tinha tudo o que se sugeria para colocar dentro, mas tinha uma parte, tinha opções. de curiosa, antes de confiar, dei uma geral para ver de quem era o blogue. e era o blogue da marisa ono, que eu não conheço pessoalmente, mas indiretamente, pela neide. e conheço o famigerado alho negro que a marisa produz em seu sítio.
fui fazer os rolinhos, seguindo o passo a passo da marisa. em vez de macarrão transparente de feijão que a marisa sugeria, usei bifun, que era o que eu tinha em casa, mais alface, manga cortada em tiras, cenoura ralada, umas flores de jambu em uns, manjericão em outros. um pouco de kani em alguns e um pouco de surubim defumado em outros.
feitos os rolinhos, fui fazer o molho. peguei os ingredientes sugeridos e achei tudo muito doido, mas deu certo: missô, pasta de amendoim (daqueles sem açúcar), vinagre, mel, pasta de pimenta, acrescentei um pouco de sal, um pouco de xarope de romã, um pouco de água para chegar numa consistência meio líquida, meio pastosa, meio agridoce, meio picante.
cada rolinho vale por uma salada. como disse o sérgio, uma salada em embalagem comestível. é prático para comer em piquenique, mas precisa de uma vasilha para o molho. sem molho, é um pouco sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika