Páginas

29 de agosto de 2011

Cheesecake de espinafre


A receita deste cheesecake veio da escola do Rodrigo: a quantidade de vezes que o menino, que nem é dado a tanta comilança, repetiu o dito cujo fez com que a Gabi (nutricionista) ficasse impressionada e  me enviasse a receita. Antes mesmo de a receita chegar o Rodrigo já tinha falado um monte do tal cheesecake que comera na escola. E assim foi que o prato virou uma ótima opção para quando a gente tem que fazer uma comida rapidinho ou deixar ajeitado o almoço na véspera: prática, fácil de fazer e saborosa!

Pro piquenique, fiz duas receitas para ficar mais "alto" e mais macio. Como tinha feito na véspera, esquentamos junto com o pão e ambos chegaram quentinhos à praça. Segue, então, a receita:

Cheesecake de espinafre

2 xícaras (chá) de espinafre picado, refogado com temperos a gosto (costumo temperar com sal, alho e umas pitadinhas de noz moscada) e espremido (para não soltar muita água)
3 ovos
100 g de queijo branco
100 g de requeijão
1 cebola picada (eu dividio: refogo metade com o espinafre e coloco só a outra metade na massa)
150 g de ricota
manteiga para untar
farinha para enfarinhar
queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de fazer
Refogue e esprema o espinafre. Reserve.

Passe os outros ingredientes no processador (eu não tenho processador; ponho na tigela e tasco o mixer em cima. O que, aliás, rendeu cenas curiosas no piquenique, pois eu ia lembrando com gestos a receita, para dar à Veronika e, bem..., antes de me lembrar que o mixer chama mixer vocês podem imaginar a cara da Veronika tentando entender porque movimentos eróticos faziam parte do processo :-)

Misture, delicadamente, o espinafre à massa de queijos e despeje sobre a assadeira untada e enfarinhada.

Polvilhe o parmesão e leve ao forno médio, já pré-aquecido. Demora cerca de 20, 25 minutos ou até dourar.

A receita original diz para desenformar. Como aqui sempre fazemos em assadeira de vidro ou cerâmica, pulamos essa parte e - como diz a Neide - nhac! garantimos nosso pedacinho antes que o Rodrigo-monstrinho-do-cheesecake ataque.

3 comentários:

  1. Nham! Parece delicioso, vou tentar :)

    ResponderExcluir
  2. Fabiana, gostei dessa receita, queria muito fazer. Mas não tenho nem mixer, nem processador. Será que dá para fazer com liquidificador? Obrigada, Silvia

    ResponderExcluir
  3. Silvia, tinha respondido e fiz alguma coisa errada que sumiu com tudo... vamos lá de novo: eu acho que dá certo, sim. A única coisa é tomar cuidado para não deixar bater por muito tempo - como os queijos fazem uma massa grossa, tem liquidificador que não aguenta; mas acho que dá para dar uma misturada e, eventualmente, se sobrar pedaço muito grande, dar uma passada de garfo. tranquilo! Abraços.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika