Páginas

8 de dezembro de 2010

até a chuva estava boa

na sexta, fiz uma massa de biscoitinhos de baunilha para levar na casa de uns amigos que haviam nos convidado para almoçar. na manhã confusa do sábado, lá ficaram esquecidos os tais biscoitinhos na geladeira. lembrei-me deles de tarde e, de noite, quando fui preparar alguma coisa para levar para o piquenique, assei rapidamente os biscoitinhos. mas eram doces. faltava alguma ideia salgada.
bem, os tomates eram muitos, estavam maduros e vermelhos. cortei-os ao meio, tirei as sementes, fiz uma piscina de azeite no fundo da assadeira, ajeitei ali as metades de tomates recheados com uma mistura de abobrinha crua ralada, arroz branco cozido, um pouco de molho de frango com sálvia, um ovo cru. poderia ter colocado farinha de rosca ou parmesão ralado por cima dos tomates recheados, mas não tinha. pus uma alcaparra em cada um, pra ficar bonitinho. e ficou. depois, coloquei-os no forno quente e ali ficaram uns quarenta minutos. o tomate adocicado, o azeite, o recheio úmido.
ficaram gostosos recheando os pãezinhos da neide.
o dia estava tão intenso e luminoso que tudo estava bom por princípio. até a chuva foi gostosa.

não gosto muito desta época do ano por conta do tal espírito natalino. fica tudo caótico, cínico, apressado. mas gosto muito da ideia do natal – de uma criança que nasce num estábulo e nos faz ver o mundo outra vez novo e desde o ponto de vista de quem nada tem. o piquenique tem um quê dessa ideia de natal pra mim: ali, de um encontro despretensioso de pessoas que moram perto e que de alguma maneira têm seus caminhos cruzados, vai se tecendo alguma coisa nova, amorosa. estar na praça, sujeito a nuvens e trovoadas, a céus azuis e sóis, aberto ao amigos e aos amigos dos amigos. o partilhar o que se tem e o que se é. descobrir e revolver a vida. há um delicioso desinteresse em tudo isso. não se vai a um piquenique para... vai-se ao piquenique. ponto.
para os piqueniques perto da nossa casa, o ano já terminou e, sem nos darmos conta, a cada mês forjamos pequenas festas de natal. que os novos ciclos sejam intensos em salgados amargos azedos e doces. aqui em casa, estamos prontos para os sabores do vento.

6 comentários:

  1. Olá!
    Descobri o blog de vocês hoje sem querer... e simplesmente A-M-E-I! Amo cozinhar (mas minhas receitas costumam não dar muito certo de cara!)e AMO piquenique, e com palavras simples me vi relembrando bons momentos que vivi tbém fazendo piquenique. Parabéns, tudo isso é uma delícia!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ô, querida! Que delícia de texto. Tão saboroso quanto os seus deliciosos tomates. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vero, comemoramos nosso Natal todos os meses e isto ajudou a diminuir a ansiedade desta época tão confusa e deturpada no propósito. Os tomates estavam estupendos, mas como crítica tenho obrigação de apontar o defeito: eram poucos!

    beijos, N (as fotos, publiquei no post seguinte)

    ResponderExcluir
  4. Vero, também não gosto do Natal, essa coisa do espírito natalino e de musiquinha tocando e gente comprando desperta em mim instintos assassinos do tipo de estrangular alguns idiotas pra ver se os outros aprendem alguma coisa, claro que não iam aprender e claro que eu não vou estrangular. Então, muito melhor o piquenique, tem tudo a ver, gosto disso de ir tecendo relacionamentos só porque sim, na base do carinho que é uma trama forte. Não comi os tomates que você preparou, acho que tinha muita comida e não vi, mas comi os biscoitinhos e adorei; estou esperando a receita. Beijos. Chus

    ResponderExcluir
  5. o espirito natalino parece deixar muito a desejar... viva o piquenique que não deseja nada e vai se instalando na gente.
    chus, já coloquei a receita. estava pronta, esperando um dia seguinte.
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Neide Há um tempo já a sigo... Primeiro , no COME-SE e agora aqui ... Hoje estou fazendo as Bananas Grelhadas e estou adorando a experiência...Vi reportagem de seu blog no Jornal da Cidade ,em Bauru.Moro aqui pertinho : Piratininga (sp) tb chamada de Termas de Piratininga. Daqui há uns dias inauguro tb um blog de culinária.Abraços . Vera

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika