Páginas

20 de março de 2012

Pão de abóbora com crosta de amêndoas


Só agora vi que já tinha aqui um pão muito parecido com o que dou agora, mas fiz com as referências que já tenho impregnadas, sempre com algumas modificações adaptadas ao que tenho por perto. Levei ao piquenique de domingo para comer com pasta de amendoins.  


Pão de abóbora com crosta de amêndoas 
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
1 1/2 xícara de água morna 
1 colher (sopa) de sal 
3 colheres (sopa) de açúcar 
500 g de abóbora madura cozida, fria, sem a casca - cerca de 2 xícaras da polpa amassada 
1 ovo 
Farinha de trigo até dar o ponto - cerca de 1 quilo (pode variar conforme a umidade da abóbora)
4 colheres (sopa) de azeite 
100 g de amêndoas picadas (ou amendoins com ou sem pele, picados)

Numa tigela, misture o fermento com um pouco da água. Deixe dissolver até formar um creme. Junte o restante da água, o açúcar e o sal e misture bem. Adicione a abóbora em purê, o ovo e o azeite e misture bem. Se quiser, passe esta mistura pelo liquidificador para ficar bem lisa. Vá juntando farinha de trigo aos poucos. Quando ficar difícil de mexer, passe a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e comece a trabalhar com as mãos, juntando farinha à medida que amassa, até formar uma massa homogênea, lisa, modelável, que se solte das mãos. A massa deve ser colocada novamente na tigela, coberta com plástico ou um pano. Espere crescer até dobrar de volume (caso não tenha experiência com pães, faça uma bolinha com a massa e deixe num copo com água em temperatura ambiente – quando ela subir à superfície, a massa certamente estará no ponto). Divida a massa em três ou quatro e molde os pães compridos ou redondos.  Umedeça os pães com água e role-os sobre as amêndoas picadas reservadas (ou amendoins).  Coloque-os numa assadeira grande, untada e polvilhada, deixando espaço entre eles. Deixe crescer novamente por cerca de meia hora ou até os pães dobrarem de volume. Faça cortes com lâmina afiada, leve ao forno preaquecido bem quente (280 ºC) e deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo para 230 ºC e deixe assar por cerca de 50 minutos. Os pães devem ficar bem dourados. Se preferir, polvilhe os pães com farinha e coloque as amêndoas na massa.  Sirva com pasta de amendoins. 

Rende: 3 a 4 pães  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika