A foto ficou esta lástima, mas a salada fica gostosa. Continuo fazendo abóbora de Piracaia de todo jeito e esta receita foi inspirada numa salada de batatas que costumo fazer, substituindo por tanta abóbora quanto pude. Levei para o Piquenique deste mês e é um bom prato para se comer no dia e no outro também. Tanto que até criança gostou. Aninha comeu e repetiu.
800 g ou mais de cubos de abóbora madura
3 colheres (sopa) de mostarda preparada (usei duas de mostarda com grãos e uma simples, de Dijon - mas pode usar uma boa mostarda que tenha às mãos)
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
15 folhas de mostarda rasgadas ou picadas
40 g de nozes picadas ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Polvilhe a abóbora com sal e cozinhe no vapor por cerca de 10 minutos ou só até que fiquem macias, mas não moles. Espere esfriar. Coloque a mostarda numa tigelinha e, com batedor de arame, vá batendo à medida que junta o azeite aos poucos. Até formar um molho emulsionado. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Coloque numa tigela a abóbora, as folhas de mostarda, as nozes e o molho de mostarda. Misture com uma espátula delicadamente e sirva ou guarde na geladeira para comer depois.
Rende: 6 a 8 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika