Páginas

14 de setembro de 2010

Piquenique inaugurando setembro ensolarado, até o anoitecer

Diferente do último
piquenique naquele domingo gelado, desta vez fez sol, um vento leve derrubou folhinhas sobre a comida, apareceram por ali dois pássaros grandes e no fim da tarde teve até revoada de siriri. Era o domingo perfeito para um piquenique, se bem que todos são desde que a grama esteja seca. Teve até cochilos entre uma mordida e outra. A Inês chegou de surpresa, direto de Nova Iorque, para passar seu aniversário entre a gente. Apesar do cansaço, não dormiu no ponto, embora tenha tirado folga do ofício de fotógrafa. Saímos da praça já era noite com lua minguante e estrela do ladinho.
Amigas e comidas sumidas reapareceram, como a Adriana, a
Mônica, a Dilma e a tortilla da Chus. Os de sempre estavam lá e os novos agregados também como Daniel Brazil que veio com a mulher, Carmen. Desta vez nos deu a honra da presença também a escritora e blogueira Noemi, do nada está acontecendo.
Nada por acaso, conhecia virtualmente a Veronika e eu, mas acontece que já conhecia pessoalmente a Mônica.
O calor pedia gelo e frutas e, sem combinação, apareceram aos monte um e outras. Até uma geladeirinha com gelos para bebidas apareceu pela praça. E bacias de jabuticaba de casas e de praças, amoras do jardim e da calçada, melancias geladas da feira, abacaxi com cardamomo e hortelã, maçãs no gelo, bananas e laranjas. E frutas secas, muitas.
Pães quentinhos da Veronika, da Fabiana, da Chus e meu. Dilma fez pães lindos que também chegaram quentes, um recheado com queijo e presunto e outro com escarola. Fátima trouxe pão macio na forma de sanduiches para as crianças e uma garrafona de suco de maracujá com gelo que sumiu num segundo. Adrianas gostam de fazer bolos de cenoura. Uma, a mais alta, fez o bolo de cenoura na formona. A outra, Adriana Reis, fez bolinhos de cenoura em forminhas decoradas.
E teve ainda bolo da Chus e de goma, do Daniel. Mônica copiou e modificou a receita da
torta da Veronika
e acha que o Piperca já está sendo útil para sugerir pratos para os próprios piquiniqueiro.
Já viram vegetariana fazer carne louca à perfeição? Sem experimentar, a Chus fez a carne desfiada e bem temperada que deixou todos loucos de vontade de comer mais. O Ricardo deu a última mordida. Mas todas as receitas vão aparecer aos poucos por aqui.
Por enquanto, pelo uma delas, o bolinho de cenoura, já foi publicada pela Adriana no seu blog Varal de Texto
.
E você pode ver nestes álbuns todas as fotos de comida, bebida, sacolas, gente grande
e gente pequena que apareceram neste piquenique:


5 comentários:

  1. neide, você é o máximo. seu olhar é uma delícia, sua memória, seu texto, suas fotos. meu minguado e umbigado registro fica ali, assim, pra constar. beijo. v.

    ResponderExcluir
  2. Querida Neide, pela segunda vez estou "de folga"... Assim não pode ser. Espero estar inteira no próximo encontro. De qualquer maneira obrigada pelo aconchego em chão brasileiro, pelo texto sempre delicioso (como já disse a Veronika) e as imagens - acho que vou me aposentar - haha. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Veronika, seus textos por aqui são sempre umas gotas de brilho.

    Inês, só perdoamos sua folga porque era seu aniversário e chegava de viagem. Da próxima vez, nada de moleza, viu? E quanto às fotos, metade devo à você e o resto, à maquininha que até que é boa.

    Priscila, só no "ô, vida" e nada de dar as caras no piquenique, né?
    Apareça ao vivo!

    beijos, N

    ResponderExcluir
  4. Adoro piqueniques! Fico aqui vendo as fotos desses encontros deliciosos, doida para marcar um também! Acho que desse mês não passa...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika